TECLA: TORNEIO DE COMPUTAÇÃO

A Escola Profissional Cidenai mais uma vez é a maior representante do Concelho de Santo Tirso num torneio de programação disputado a nível nacional – TECLA: Torneio Estudantil de Computação multiLinguagem de Aveiro.

Com três equipas inscritas, turma do 10º e 12º anos de Informática, e com as três apuradas para a fase final do torneio que se realiza nas instalações da Universidade de Aveiro, vimos reconhecido o esforço de todos os participantes.

PEDALA SANTO TIRSO – Bicicletas Elétricas

Esta ação de promoção contou com a presença do Vereador da Mobilidade e Gestão da Via Pública, Tiago Araújo, que explicou à comunidade escolar como funciona este sistema de partilha de bicicletas elétricas existente na cidade e que abrange todo o concelho de Santo Tirso.

O PEDALA Santo Tirso surge no âmbito do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável e tem como objetivo implementar uma rede de mobilidade suave com ganhos evidentes para a saúde pública e para o meio ambiente.

No dia 11 de novembro, pelas 11h00, o Clube Eco escolas, como tem sido habitual, apresentou à comunidade escolar a Bandeira Verde que levantou em Valongo no “Dia Bandeiras Verdes – Galardão 2022”.

Esta cerimónia simbólica foi organizada por membros do clube, pela aluna da PAP – Assessoria à Eco escolas, Cátia Silva, e pela professora Dora Salgado, Coordenadora do Clube.

EMPREENDEDORISMO NO TRABALHO

No dia 22 de novembro, os alunos do 12º ano da turma de Secretariado e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos assistiram a uma sessão sobre o Empreendedorismo no Trabalho.

Esta sessão foi promovida pela Cruz Vermelha no âmbito do Projeto CLDN 4 IN e permitiu aos nossos alunos conhecer as Skills dos Profissionais do século XXI.

Foi este o desafio que as alunas Carolina Coelho, Francisca Pereira (ex-alunas da Cidenai) e Sofia Delgado, do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, lançaram aos alunos do primeiro ano do Curso de Educação e Formação Assistente Administrativo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Atual.

A iniciativa dividiu-se em três sessões, a 25 de outubro e 15 e 17 de novembro, nas quais foram abordados temas relacionados com os Media, nomeadamente as Fake News, a desinformação e as fontes credíveis, entre outros.
Acima de tudo, foi transmitida a mensagem de que se deve estar sempre informado e ciente de que nem tudo é confiável e credível no mundo digital em que vivemos.
Os alunos aderiram muito bem ao desafio lançado e, na última sessão, provaram a sua atenção ao participarem em jogos sobre os temas abordados e ao elaborarem, em conjunto, uma notícia.
Parabéns a todos!

MDF