COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NA CIDENAI

 

Nos passados dias 17 e 25 de outubro, a Escola Cidenai, em colaboração com o Centro de Saúde de Santo Tirso, promoveu Ações de Sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável. Nesta atividade, que abrangeu todas as turmas, os nossos formandos aprenderam quais as quantidades adequadas de açúcar, sal e gorduras que devem ingerir diariamente para terem uma alimentação saudável, e também como descodificar o rótulo dos produtos alimentares que consomem.

Cada uma das turmas levou para a ação várias embalagens de alimentos e avaliaram, através das informações do rótulo, se o alimento se enquadrava ouo numa alimentação saudável. Ainda nesta atividade, a enfermeira Cristina, que dinamizou esta atividade, deixou aos nossos formandos uma grelha para estes realizarem uma classificação da semana alimentar. Nesta grelha, cada um dos formandos devia preencher a quantidade de cada tipo de alimento ingerida em cada dia da semana e depois realizar o balanço da semana inteira, refletindo se teve ou não nessa semana uma alimentação saudável.

O balanço desta atividade foi bastante positivo, pois todos ficamos mais enriquecidos com os conhecimentos que adquirimos sobre o tipo de alimentos que ingerimos e como interpretar o seu rótulo antes de decidir a sua compra.

E por isso o muito OBRIGADA a TODOS, em especial à Enfermeira Cristina Ramos, do Centro de Saúde de Santo Tirso, pois sem a sua presença esta iniciativa não era possível.

 

 

 

Alexandra Almeida

(Responsável pelo Núcleo Promoção da Saúde)