SUSTAINABLE MOBILITY: REFLECTIONS ON TODAY, LESSONS FOR TOMORROW

Projeto Europeu - Comenius“Sustainable Mobility: Reflections on today, lessons for tomorrow” é um projeto Comenius, ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, e que decorre no biénio 2012/2014, envolvendo cinco países, além de Portugal: Alemanha (país coordenador), Grécia, Itália, Polónia e Turquia.

Cada vez mais a palavra ambiente é usada no vocabulário do nosso quotidiano, bem como sustentabilidade. Perfeito é quando as duas se juntam para que todos possamos contribuir para um mundo melhor, onde aliamos a preocupação com o ambiente com a necessidade de não esgotarmos aquilo que o planeta nos dá. Onde incluímos a mobilidade? Na forma como nos deslocamos, de modo a sermos amigos do ambiente e a custos bastante baixos. Infelizmente, globalização não tem sido sinónimo de ecologicamente sustentável, pelo que é urgente agir!

É na base desta mentalidade que surge este projeto, onde estes países tentarão, com atividades diversificadas, sensibilizar a população escolar, e a, partir desta, a restante população, envolvê-la e responsabilizá-la na preservação do planeta Terra. As iniciativas envolvem pesquisas, questionários, que vão de encontro ao que temos na nossa região no que toca à mobilidade sustentável. Como produto final dos seis países, teremos um jogo sobre a mobilidade na Europa, um calendário e um livro de fotografias. A Escola Cidenai está também responsável pela manutenção da plataforma Moodle, onde todas as escolas participantes colocam os trabalhos realizados, como powerpoints de apresentação das escolas, resultados de análises à mobilidade na região, fotografias…

Entre 2012 e 2014, alunos e professores destes países participarão em encontros nos diferentes países, com o objetivo de conhecer outras realidades no que diz respeito à mobilidade sustentável, bem como conhecer os seus hábitos, costumes e aprofundar a língua inglesa.

Os nossos alunos envolvidos nas mobilidades têm, até à realização das mesmas, 135 minutos de trabalho, semanalmente, onde elaboram trabalhos para o jornal de parede, fazem powerpoints para apresentação nas mobilidades, entre outros, de modo a que se envolvam ao máximo no projeto.

Estes intercâmbios acabam por envolver toda a comunidade escolar, pela projeção que lhes é dada, bem como no interesse que os alunos manifestam em participar.

Desejamos que os principais objetivos sejam atingidos e que os nossos alunos e restante comunidade escolar sejam, no futuro, cidadãos ecologicamente sustentáveis, pela saúde do nosso planeta!

Dulce Ferreira

As Mobilidades do Projeto

Mobilidade -  Grécia Mobilidade -  Alemanha Mobiliadade - Turquia Comenius em Portugal Mobilidade -  Itália  Mobilidade -  Polónia