THE INTERCULTURAL CITY - TRAVEL IN A CHANGING EUROPE

A Escola Cidenai iniciou, em 2011, o Projeto Comenius Multilateral “The Intercultural City - Travel in a changing Europe”, ao abrigo do Programa “Aprendizagem ao Longo da Vida”, em parceria com mais 3 escolas da cidade de Vasto em Itália, da cidade de Zalaegerszeg na Hungria e da cidade de Marigot da ilha francesa S. Martin na Caraíbas.

Este projeto tem, nos seus objetivos, uma abordagem interdisciplinar ao tema da Multiculturalidade, proporcionando aos intervenientes uma aproximação às culturas tão diversas como a cultura eslava, a mediterrânica e a do caribe. São culturas e vivências que marcam a forma de estar e sentir de cada povo, em situações tão diferentes como a sociedade civil, o sistema de ensino, o serviço público e o mercado de trabalho. Foi neste desafio que cada escola desenvolveu os seus trabalhos e apresentá-los ao longo das quatro mobilidades, obrigando cada escola a mobilizar alunos e professores em torno desta causa. Este envolvimento da comunidade escolar foi irrepreensível destacando-se, por exemplo, a nossa receção às escolas parceiras, em março de 2012.

Este tipo de intercâmbios são um ótimo veículo, e por vezes único, para muitos dos alunos da nossa escola, e das outras, sentirem e viverem outras culturas e, por via disso, alargarem os seus horizontes, despertar mentalidades e ambições pessoais.

É, portanto, uma outra forma de promover uma verdadeira atitude de cidadania europeia.

Paulo Sousa

As Mobilidades do Projeto

Mobilidade -  Itália Mobilidade - Portugal Mobilidade -  Hungria Mobilidade -  França