CIDENAI EM SAINT MARTIN

Cidenai em S. MartinA nossa Escola concluiu a última mobilidade do Projeto Comenius intitulado “Intercultural City – Travel in a Changing Europe”, ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, em parceria com escolas da Itália, Hungria e de França, na Ilha de S. Martin das Caraíbas.

Desta vez, coube à escola francesa organizar a quarta e última ronda de trabalhos, nos dias 2 a 9 de fevereiro. A Cidenai foi representada por uma delegação constituída por 3 alunos e 2 professores (André Ferreira, do 3º ano de Téc. Informática de Gestão, Sophia Fernandes, do 2º ano de Téc.de Comércio, e Sandra Machado, do 3º ano de Téc. de Comércio, além dos professores Nuno Varajão e Paulo Sousa). Estes alunos desenvolveram e apresentaram um trabalho sobre o bilinguismo no ensino nacional e as questões sociais da multiculturalidade no mercado de trabalho.

Numa vertente mais social, as 4 escolas tiveram ainda uma receção promovida pelo governo autónomo da ilha e ainda pelo representante do governo francês na ilha, finalizada por uma visita guiada pela ilha, organizada pela turma finalista do curso de Turismo da escola francesa. De salientar o regozijo dos alunos pela oportunidade, única na nossa opinião, de contacto com povos e culturas diferentes, como é o caso da cultura tipicamente Caribe e ainda com a cultura Norte Americana, por motivo da escala de voo de uma noite em Nova Iorque.

PS