ROTA ECO-ESCOLAS PASSA NA CIDENAI

Portugal viveu, em 2017, um ano negro no que toca aos incêndios florestais. Para além de dezenas de vidas humanas, o país assistiu impotente à destruição de centenas de hectares de floresta e de todos os habitats que estas acolhiam.

Da tragédia, saíram lições e vontades de mudar comportamentos, e o ECO-ESCOLAS juntou-se a esta onda de mudança nacional, dando, neste ano letivo, especial atenção à temática da Floresta.

Uma das iniciativas mais visíveis foi a "Rota pela Floresta", que envolveu dezenas de municípios no propósito de consciencializar crianças e jovens para a importância de proteger este património tão valioso.

Santo Tirso foi um dos municípios que se aliou a esta iniciativa e a Cidenai, como já vem sendo hábito, não perdeu a oportunidade de participar.

A "Rota" consistia numa espécie de maratona, onde vários objetos simbólicos foram passados de escola em escola: uma pa, uma bandeira e um pergaminho.

No  dia 13 de Março, representantes do Conselho Eco Escolas da Cidenai receberam uma comitiva do Jardim Escola João de Deus, e no dia seguinte foi a vez da comitiva da Cidenai visitar o Centro Escolar da Ermida, deixando com os pequeninos os compromissos estabelecidos. Fomos recebidos com o Hino do jardim infantil, que podem ver de seguida.

O final da "Rota" aconteceu a 21 de Março no fantástico Parque do Ribeiro do Matadouro, onde todos os compromissos foram lidos após o discurso de abertura da Vereadora da Educação.

Foi uma manhã muito agradável e de partilha entre todas as escolas do município.

A.G.